Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fotógrafa brasiliense lança livro de autorretratos a partir de síndrome rara

Ouça a entrevista com a artista e educadora, Luana Cavalcante

Tarde Nacional

No AR em 20/11/2020 - 17:07

O Tarde Nacional conversou com a fotógrafa brasiliense Luana Cavalcante, mais conhecida como Lua Cavalcante, a respeito do fotolivro “Boca d’alma”. Artista, educadora e aleijada — como ela se descreve — Luana é formada em fotografia e dentro do curso sempre viveu atrás das câmeras trabalhando. "Eu sou mulher com deficiência, e dentro da minha caminhada eu entendi que deveria falar sobre esse meu corpo com deficiência", revela. "Eu deveria usar a minha arte como um ato, inclusive, político, em relação a mostrar o meu corpo como eu quero que ele seja visto."

Ela conta que nunca teve problemas com a própria imagem, mas ao mesmo tempo não via como importante a ideia de se expor em uma fotografia. "Mas depois eu construi a percepção de que meu corpo é sempre muito mal representado pela mídia, é sempre mostrado como coitado, ou como alguém que tem menos valor, aí eu resolvi me apoderar da imagem para reforçar outros tipos de lugar para o meu corpo", explica. 

A obra de autorretrato resgata as memórias e processos que a jovem passou por conta da Síndrome das Bridas Amnióticas, síndrome rara que teve ao nascer.

Ouça a entrevista completa:

O fotolivro conta com 100 exemplares, todos autografados pela autora, e pode ser adquirido pelo Instagram ou e-mail da editora Estrondo - contato@estrondo.com.br , ou pela conta de Instagram oficial da fotógrafa. A editora é independente, criada em Brasília em 2018, e tem projetos só para mulheres.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

 

Criado em 20/11/2020 - 19:23

Mais do programa