Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Perda do emprego é preocupação de 6 em cada 10 brasileiros, mostra levantamento

No ranking de 27 países, o Brasil está em 3º lugar com o índice de preocupação de 63% de perda do emprego

No AR em 11/11/2020 - 15:31

Apesar de 63% temerem perder emprego, 79% dos ouvidos no país dizem que emprego atual permite o desenvolvimento de habilidades para profissões do futuro. A pesquisa "Workers' Concerns about Job Loss and Access to New Skills in 27 Countries", realizada pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial, perguntou a entrevistados de 27 países o quão preocupados estavam em perder o emprego nos próximos 12 meses. O Brasil está entre os 3 primeiros países do ranking, com um índice de preocupação de 63%. 

Para entender mais esse estudo, o Tarde Nacional conversou com o CEO da Ipsos Brasil, Marcos Calliari. Segundo ele, a empresa de pesquisa de mercado faz um novo levantamento a cada semana de vários países, isso desde o início da pandemia. Na entrevista, ele esclarece que essa preocupação de 63% ainda é acima da média. "O Brasil tem um índice de desemprego hoje crescente, que ultrapassou agora 14%. Então, esse 63% não considera as pessoas que já sairam. Por isso esse número é ainda maior. A média global é de 54%. Portanto, o brasileiro está muito mais preocupado com essa perda de emprego", avalia Marcos.

Em outro estudo, a Ipsos chegou a detectar que o número de pessoas preocupadas com a perda de renda no futuro é de 79%. Na entrevista, ele falou também sobre o auxílio emergencial e sobre o número recorde de empreendedores neste período de pandemia. Dentre esses 27 países, Marcos acrescenta ainda que o Brasil foi o que mais apresentou ansiedade, dificuldade de dormir e abstinência de exercícios físicos, que claramente atrapalham essa necessidade de produtividade e empreender. Outros países mais críticos que ele cita, atingidos por crises econômicas são o Peru, o México, a Espanha, a Rússia e a Malásia.

Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 11/11/2020 - 19:45 e atualizado em 11/11/2020 - 19:34