Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor fala como se preparar para o concurso da PRF em 2021

Com previsão de 1.500 vagas, o edital deve ser lançado no dia 19 de janeiro. O entrevistado dá dicas para uma das seleções mais disputadas do país

Tarde Nacional

No AR em 11/01/2021 - 15:30

Após um bom período sem concursos no país, foi autorizado no finalzinho de dezembro o novo concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para 2021.

O edital, organizado pelo Cebraspe da UnB, está previsto para sair no dia 19 e janeiro. O cargo exige, além de outros requisitos legais, o nível superior em qualquer área de formação e a carteira de habilitação na categoria B ou superior. Sobre a seleção que ofecerá 1.500 vagas para salário inicial de R$ 9.473,57 (valor de 2019), o Tarde Nacional conversou com o diretor de cursinho preparatório para concursos e professor de Direito na Central de Concursos, Gabriel Henrique Pinto

Entre os requisitos para concorrer a uma vaga estão: ter entre 18 e 70 anos de idade, nível superior em qualquer área de formação e CNH na categoria B (a mais comum). " E todas essas exigências só vão ser de fato necessárias quando a pessoa for tomar posse no cargo. Portanto, ele é bastante aberto. A previsão inicial é de 1.500 vagas mas há atualmente na instituição 2.597 cargos vagos na PRF. E a remuneração inicial deve chegar em torno de R$ 9.899", esclarece o professor. 

Na entrevista, Gabriel defende que com a Reforma Administrativa carreiras de Estado como essa da PRF não devem ser afetadas. Ou seja, sempre haverá demanda e não perderão sua estabilidade. Ainda segundo ele, o concurso da PRF permanece sendo um dos concursos mais concorridos do país. O que demanda um vasto leque de conteúdo e um tempo grande para se preparar adequadamente. "É um concurso de alto nível em que a pessoa não pode estudar apenas 2 ou 3 meses. Sem falar na preparação física. Mesmo sem ter o edital publicado, a pessoa já deve começar os estudos. E com isso, a chance dela será muito maior. É preciso 6 meses pelo menos e 1 a 2 anos em alguns casos", atesta o diretor de cursinho preparatório, em São Paulo.

Quer dicas de como se preparar? Acompanhe a entrevista completa, no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 11/01/2021 - 17:52 e atualizado em 11/01/2021 - 17:40

Mais do programa