Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como negociar reajuste do aluguel e aliviar o orçamento familiar

Para especialista, cabe o bom senso, pois o país vive um momento de crise

Tarde Nacional

No AR em 18/01/2021 - 13:41

Quem mora de aluguel sabe como é difícil equilibrar as despesas para honrar com a parcela mensal. Na época do reajuste, muitas famílias enfrentam dificuldades para encaixar o novo valor do aluguel, que usa o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) como base de cálculo. Não é raro precisar de outro local para morar, com um preço menor e mais adaptado ao orçamento familiar. Como renegociar os reajustes do aluguel? É possível fazer alterações, mesmo tendo contrato assinado? O que diz a Lei do Inquilinato

A pandemia é marcada não apenas pela doença e morte de pessoas queridas mas, em muitos lares brasileiros, também pelo desemprego que obrigou famílias a reduzirem as despesas. Para falar sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com Rafael Scodelario, especialista em mercado imobiliário.

Confira a entrevista no player acima.

Bom senso

Segundo Rafael, o contrato e o reajuste são válidos. Mas cabe o bom senso, pois o país vive um momento complexo. Ele falou que o proprietário e o inquilino podem renegociar o valor do aluguel.

 

"Só em novembro, o reajuste bateu 24% no acumulado dos últimos 24 meses. Então, realmente foi um reajuste muito alto. O que veio a inviabilizar o contrato de locação de diversas famílias", apontou.

 

O especialista reforçou que ninguém prevê em contrato uma pandemia ou uma recessão econômica.

 

"O importante para o proprietário não é nem o reajuste, é segurar o inquilino, pois nós temos uma vacância muito alta de imóveis disponíveis. Tanto pra locação quanto para venda. Então é mais vantagem manter esse inquilino", garantiu.

IGP-M

Hoje boa parte dos contratos prevê reajuste com base no IGP-M, que fechou 2020 em alta de 23,14%.

Rafael acredita que o índice da poupança vai se tornar mais presente nos contratos.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 18/01/2021 - 17:03 e atualizado em 18/01/2021 - 16:59

Mais do programa