Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabia que cerca de 60% da população pode ser deficiente em vitamina B12?

Saiba o que é esta supervitamina e como ela pode ser vital para o organismo

Tarde Nacional

No AR em 13/01/2021 - 13:40

Muita vezes assintomática, a deficiência da mecobalamina pode levar a transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares. Responsável por diversas funções importantes no corpo, a vitamina B12 regula o metabolismo, contribui para a formação de glóbulos vermelhos e é essencial para o funcionamento do sistema nervoso. Para falar mais sobre essa supervitamina e como ela pode ser vital para o organismo, o Tarde Nacional conversou com a médica geriatra formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Felloship no Geriatric Medicine Program na University of Pennsylvania (EUA), Rita de Cássia Salhani Ferrari.

Segundo ela, a supervitamina é uma das que compõem o complexo B. "Existe a vitamina 1, que é muito importante para os cabelos. Tem a B6 também. Só que a vitamina B12 ela tem uma função essencial para o nosso sangue e para o sistema nervoso. Daí a importância dela, de se fazer o diagnóstico", esclarece a geriatra. Mas existe perigo para quem toma por conta própria? Para a médica, nao. Principalmente, por ela ser uma vitamina hidrossolúvel. Ou seja, que não se acumula no organismo. "É diferente, por exemplo, da vitamina B. Que você precisa tomar a dose adequada, prescrita e que existe risco de intoxicação", complementa a médica.

Quais seriam os sintomas de uma pessoa que apresenta essa deficiência no organismo? Na entrevista, Rita afirma que esta é uma doença silenciosa e que a deficiência da vitamina B12 é muito comum em idosos. O que só aumenta com a idade já que diminui a absorção pela falta do ácido do estômago. O que que causa a deficiência da vitamina B12? De acordo com a especialista, ela causa uma anemia. Então, o paciente tem uma sensação de fraqueza, de palidez, de cansaço. Pode ter ainda formigamento nos pés, nas mãos, falta de ar, falta de memória, perda de equilíbrio e agravar até a depressão.

Rita alerta ainda para que veganos e vegetarianos estejam atentos para essa deficiência da vitamina B12. A suplementação é necessária em alguns casos? Os antiàcidos diminuem essa absorção no organismo?

Como repor essa vitamina? Acompanhe a entrevista completa, no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 13/01/2021 - 19:46 e atualizado em 13/01/2021 - 19:37

Mais do programa