Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Este sábado (6) é dia de conscientização sobre o linfedema

Ouça a entrevisa com Fabiana Makdisse, médica mastologista

Tarde Nacional

No AR em 05/03/2021 - 15:07

Este sábado (6 de março) é o Dia Mundial do Linfedema. Sobre esse assunto, o programa Tarde Nacional conversou com a médica Fabiana Makdisse, que é mastologista. Linfedema é uma dificuldade da drenagem que ao longo do tempo vai causando um inchaço no braço depois de um câncer de mama ou nos membros inferiores depois de um câncer ginecológico, associado a dificuldade de drenagem linfática.

A partir do momento da instalação do linfedema ele costuma ser progressivo, se a paciente não tiver cuidados há o perigo de uma reversão, pacientes com dificuladades de drenagem, vida sedentária , obesidade, hipertensão, cada item desse vai fazer com que o lifedema piore e essa piora pode não ser revertida completamente.

Para diminuir as chances de linfedema, existem as novas técnicas de cirurgia retirando somente o ganglio inicial da axila, tentando minimizar o tratamento do câncer com uma cirurgia menor já dá a possibilidade de reduzir os casos de linfedemas.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília

.

 

Criado em 05/03/2021 - 20:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa