Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Síndrome ASIA: Conheça alguns mitos e verdades

Doença descrita há pouco mais de dez anos tem sido sido relacionada a problemas com implantes de silicone

Tarde Nacional

No AR em 29/03/2021 - 14:30

Você já ouviu falar na doença do silicone ou na Síndrome ASIA? Atenção que ambas não são a mesma coisa. Para esclarecer melhor a população sobre os perigos do implante de silicone, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) lançaram neste mês a Campanha Mitos e VerdadesSobre esse assunto, o Tarde Nacional desta segunda-feira (29) conversou com a cirurgiã plástica e membro titular da SBCP, Dra. Anne Karoline Groth. 

Segundo ela, "a ASIA é uma doença até recente, descrita há pouco mais de dez anos, por um autor israelense. ASIA significa Síndrome Autoimune-Inflamatória Induzida por Adjuvantes. Ou seja, uma reação inflamatória do organismo induzida por um adjuvante. A descrição inicial da doença focava mais no papel de vacinas causarem algumas reações. O silicone entrou numa fase mais tardia e mais recente nessa discussão. Então, a hipótese é que o silicone possa agir como um coadjuvante e desencadear essa Síndrome de ASIA", esclarece a cirurgiã.

Na entrevista, Karoline comentou ainda que a síndrome além de ser incomum, ela não é amplamente aceita pela comunidade acadêmica. Mas já existem pesquisas sendo feitas para fazer a ligação direta da Síndrome ASIA à implantes de silicone. Entre os sintomas mais comuns estão dores nas articulações, cansaços, perda de cabelo e alterações visuais. 

E como a mulher pode perceber isso? Confira a entrevista completa, no player acima. 

Criado em 29/03/2021 - 19:54

Mais do programa