Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médica fala da situação atual do Zika vírus e de crianças com microcefalia

Medo de novo surto e falta de diagnóstico de cerca de 3 mil casos estão entre preocupações da especialista

No AR em 20/04/2021 - 13:00

Microcefalia e Zika vírus - Qual a situação atual? O Tarde Nacional conversou sobre o assunto, nesta terça-feira (20), com a médica obstetra paraibana Adriana Suely de Oliveira Melo, pesquisadora e especialista em saúde materno-infantil e presidente do Instituto Professor Joaquim Amorim Neto de Desenvolvimento, Fomento e Assistência a Pesquisa Científica e Extensão  (IPESQ).

Ela foi uma das primeiras profissionais de saúde a identifcar, em 2015, a relação do vírus com a microcefalia. Adriana fala das preocupações atuais em relação à doença:

"O Zika nunca deixou de circular, só que está circulando em menor quantidade. Ainda existem casos esporádicos de crianças nascendo com microcefalia pelo Zika vírus. Nosso maior receio é que volte a ter aumentos de casos. Até hoje não se sabe porque ele sumiu", diz a médica.

Uma das hipóteses é que, como o mesmo mosquito transmite também a dengue, a chikungunya e a febre amarela, cada vírus poderia ter um ciclo mais forte conforme o ano. A profissional alerta que não houve mudança expressiva nas políticas de combate ao vetor dessas doenças.

A especialista também conta que muitas crianças ficaram sem diagnóstico. Segundo ela, o Brasil tem cerca de 3 mil casos que ainda estão sendo investigados. A maior dificuldade para essas pessoas é a conseguir o benefício previdenciário criado para esse grupo. Há também diversos problemas de saúde relacionados ao Zika que vão surgindo ao longo da vida.

Ouça a entrevista no player localizado no topo da página.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

 

Criado em 20/04/2021 - 20:01 - Episódio Médica fala da situação atual do Zika vírus e de crianças com microcefalia