Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Educação: Desafios da união entre tecnologia e educação durante a pandemia

Educador do IFRJ de São João de Meriti fala sobre suas experiências e busca por soluções na área

No AR em 23/06/2021 - 18:18

Em entrevista no programa Tarde Nacional desta quarta-feira (23), o professor Rodney Albuquerque, professor da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Diretor-Geral do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus São João de Meriti e ocupante da cadeira número 10 da Academia de Letras e Artes de São João de Meriti falou sobre os desafios da Educação desde o início da pandemia causada pelo coronavírus.

O uso do computador na escola como recurso pedagógico foi, e está sendo, colocado à prova nesse período. A realidade nos empurra cada vez mais para a necessidade do domínio de ferramentas tecnológicas.

 

"Todo esse contexto pandêmico expôs um machucado", comenta Rodney durante a conversa. Para ele algumas situações vieram à tona, como a falta de investimentos na qualificação dos profissionais da educação, o baixo investimento nas redes de dados digitais, a fragilidade dos recursos tecnológicos, a baixa conectividade, entre outros fatores.

"Não dá para fazer educação à distância instantaneamente", afirma o professor, que sente falta do uso do rádio, por exemplo, para levar educação para lugares mais remotos do país.

 

Entre os assuntos abordados na entrevista estão os impactos e consequências do abandono e da evasão escolar, principalmente em função da pandemia, a falta de investimentos, a inclusão digital, as soluções encontradas para driblar as dificuldades no IFRJ com as aulas virtuais e as necessidades dos alunos mais economicamente vulneráveis da Baixada Fluminense, entre outros pontos, como as parcerias do IFRJ com o poder público e a iniciativa privada no fomento à educação e ao trabalho.

"A tecnologia é fundamental" - Rodney Albuquerque

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.acima

 

Criado em 24/06/2021 - 06:17