Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe o que é languidez?

Termo ainda pouco conhecido no Brasil, mas cada vez mais comum em tempos de pandemia, refere-se ao estado de desânimo, falta de desejo ou vontade

Tarde Nacional

No AR em 10/06/2021 - 14:30

Nem depressão, nem ansiedade. Você sabe o que é languidez? Para explicar melhor esse assunto, o Tarde Nacional conversou com o psicólogo Kleber Marinho. Segundo ele, são muitos os casos relacionados a saúde mental em tempos de pandemia e a languidez é um deles. Termo cunhado há pouco tempo por um sociólogo nos EUA, ela refere-se a um estado de desânimo, uma falta de vontade mas que não impede a pessoa de prosseguir fazendo as atividades como se estivesse cumprindo funções mínimas, ainda que sem muito desejo e vontade.

Ainda na entrevista, o psicólogo comenta que a languidez se confunde muito com a depressão. "Diferentemente da depressão, a pessoa não deixa de fazer suas tarefas rotineiras mas fica prostrada, desanimada, fazendo as coisas de uma maneira automática. Aqui no Brasil, poucas pessoas ainda conhecem esse termo mas nos EUA ele já vem sendo estudado bastante", pontua o especialista, que dá ainda dicas de como sair desse ciclo.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 10/06/2021 - 19:07

Mais do programa