Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o Retiro dos Artistas, no Rio, e saiba como ajudar

Conversamos com Cida Costa, administradora geral do Retiro, que falou mais sobre a instituição

Tarde Nacional

No AR em 19/07/2021 - 18:00

Oficialmente e anteriormente conhecida como a "Casa dos Artistas", a instituição foi fundada em 13 de agosto de 1918, no teatro Trianon, por 68 profissionais. O grupo se reuniu pela 1ª vez para eleger a sua diretoria em 19 de agosto deste mesmo ano, com a presença de 133 artistas, no antigo Cine Teatro Pathé. Em homenagem ao ator João Caetano, a data oficial de sua fundação passou a ser o dia 24 de agosto de 1918. E a partir daí, a data de aniversário de morte de João Caetano, em 24 de agosto de 1863, passou a ser considerada como o Dia do Artista. Isso tudo para explicar que, com o passar do tempo e devido a alguns acontecimentos, a Casa dos Artistas se resumiu ao trabalho assistencial do que, hoje, conhecemos como o Retiro dos Artistas.

Em entrevista no programa Tarde Nacional desta segunda-feira (19), a administradora geral do Retiro, Cida Costa, falou sobre a instituição, que vive de doações e campanhas, depois de passar por um período de investimentos na qualidade de atendimento, tendo em vista que o número de profissionais da área artística aumenta a cada dia. Atualmente, o Retiro dos Artistas atende a 52 artistas de todas as áreas, oferecendo aulas de yoga, fisioterapia, tratamento odontológico, salão de beleza, hidroginástica, teatro, dança, cinema, desenvolvimento de trabalhos cognitivos, psicólogos, unidade de apoio e 5 refeições diárias. Entre alguns de seus moradores estão personalidades como o ator Paulo Cesar Pereio; a cantora Leny Andrade, que muitas vezes esteve se apresentando no histórico auditório da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, na Praça Mauá; e Sérgio Natureza, compositor, parceiro de Tunai, Paulinho da Viola, Lenine e Guinga, entre outros, que compôs entre inúmeros sucessos: “Frisson”, com Tunai (1984). Sérgio foi também diretor artístico da Rádio Nacional do Rio de Janeiro entre 2004 e 2014.

Hoje, com mais de 100 anos de existência, o Retiro dos Artistas oferece cursos livres de teatro e, em seu site, os interessados podem fazer um tour virtual pela instituição, além de conhecer um pouco sobre cada um de seus residentes.

Quem quiser fazer doações, ajudando o Retiro dos Artistas, pode fazer por PagSeguro, boleto bancário ou via PIX pela chave de acesso: 39.140.264.0001/86.

Dados bancários: Banco Bradesco (237) - Ag 2957-2 ; conta 4343-5 ; cnpj: 39.140.264.0001/86

Ouça a entrevista com Cida Costa no player acima.

Criado em 19/07/2021 - 19:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa