Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasileiros gastam menos com saneamento básico do que com energia e telecomunicações

Ouça a entrevista com Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil

Tarde Nacional

No AR em 20/07/2021 - 13:30

Um estudo inédito do Instituto Trata Brasil, intitulado "As Despesas da Família Brasileira com Água Tratada e Coleta de Esgoto", revela que as famílias brasileiras gastam menos com saneamento básico do que com energia e telecomunicações. Sobre o raio-x deste setor, o Tarde Nacional desta terça-feira (20) conversou com Édison Carlos, presidente executivo do Instituto. 

Segundo ele, são 35 milhões de brasileiros que não tem água tratada ainda. Nem para lavar a mão e se proteger do coronavírus. Isso equivale a população do Canadá inteira. Outro dado, segundo Édison é que há pelo menos 100 milhões de brasileiros sem coleta de esgoto gerando aí milhares de internações e doenças. "Essa é sem duvida, a infraestrutura mais atrasada no Brasil. A regra foi privilegiar o acesso da água potável às casas e o esgoto ver depois o que a gente faz", afirma o entrevistado.

Nesse estudo foi feito uma comparação do peso do custo do saneamento que são serviços de água tratada e esgoto e quanto isso significava para as familias brasileiras comparando com outras infraestruturas que chegam na residência, como energia elétrica e de telecomunicação.

"Foi verificado que essa infraestrutura essencial para a vida foi a que menos teve aumento real em 10 anos, pelos dados do próprio governo federal. O lado ruim que a gente detectou no estudo foi que a privação desse serviço é na camada mais pobre da população", aponta o presidente executivo do Instituto Trata Brasil. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Na conversa, Édison fala também sobre o novo Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado em 2020.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.    

Criado em 20/07/2021 - 15:06

Mais do programa