Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fiocruz convida população a participar de pesquisa sobre impacto social na pandemia

Em 2020, mais de 50% das pessoas relataram sentimentos de nervosismo, ansiedade e tensão, com dificuldade para relaxar e controlar as preocupações, além de cansaço e desânimo

No AR em 28/07/2021 - 18:00

Ouça a entrevista do Tarde Nacional desta quarta-feira (28), com Jakeline Ribeiro Barbosa, pesquisadora da Fiocruz Brasília e coordenadora da pesquisa Impacto Social da Pandemia por Covid-19 no Brasil.

Hoje, cerca de 1 ano depois do primeiro estudo, e ainda em um cenário de crise social e sanitária, o que mudou, ou não, na vida dos brasileiros? Como eles estão vivendo a pandemia neste momento? Essas são algumas das questões que os pesquisadores pretendem responder a partir de uma nova pesquisa.

O objetivo é que a análise dos dados antigos, junto com os atuais, bem como a comparação com os outros países, contribua para o planejamento e a melhoria das ações e políticas públicas voltadas para a saúde da população brasileira.

Os interessados em participar da pesquisa Impacto Social da Pandemia por Covid-19 no Brasil devem ter mais de 18 anos e morar no Brasil. Acesse aqui o questionário!

"O que a pandemia fez foi ressaltar todas essas questões emocionais, de saúde mental, agravando ainda mais a situação", diz a pesquisadora, ao comentar sobre a perda de trabalho e renda causados pela piora das questões socioeconômicas em função da pandemia.  

O trabalho é realizado pelo Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (NEVS) e Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (NUSMAD) da Fiocruz Brasília, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em parceria com pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade do Chile, do Instituto de Saúde Pública da Universidade Católica do Equador, do Instituto Nacional de Saúde Pública do México, da Universidade Peruana Cayetano Heredia e do Instituto Universitário de Atenção Primária (IDIAPJGol) da Espanha.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima.

Criado em 28/07/2021 - 18:56