Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro "95% Futebol: Você quer jogar aonde?" propõe reflexão sobre a formação de atletas

Autor falou sobre o projeto no Tarde Nacional

Tarde Nacional

No AR em 22/09/2021 - 16:27

Em entrevista no Tarde Nacional desta quarta-feira (22), Eduardo Araújo, publicitário, designer, escritor, pai de três filhos e ex-jogador, aspirante a profissional, na juventude, além de boleiro até hoje, falou sobre o livro "95% Futebol: Você quer jogar aonde?" (Editora Campo ou Bola). No livro, junto com o editor Rafael Alvarenga, que também assina a obra, ele oferece uma reflexão social e educacional no ambiente da formação não só de atletas, mas também de crianças e jovens nas escolas tradicionais e nos centros de treinamento esportivo.

"Assim como a bola, o futebol também tem dois lados: o de dentro e o de fora", assim Eduardo apresenta o livro, que foi narrado em tom de contação de causos e transcrito em linguagem simples, direta, extrovertida e, às vezes, poética.

Na entrevista, ele menciona que a obra é dividida em 10 capítulos e contada toda em primeira pessoa, por um personagem que tenta ser jogador profissional de futebol, mas não consegue, terminando, portanto, incluído entre os 95% que não têm um futuro promissor nos gramados.

Em cada história, cada personagem tem sua posição, como em um campo de futebol. Lá estão o agente, o técnico, o garoto bom de bola, o “matador”, o árbitro, o vendedor de goiabadas, o traficante e o dono do bar. São contos que falam sobre bullying, preconceito, abuso, desrespeito, negociações escusas e interesses econômicos. São enredos que trazem denúncias, mas que também contam histórias hilárias e inspiradoras, que pretendem provocar o riso e a reflexão sobre até onde a força de um sonho pode levar um aspirante a jogador de futebol.

Sobre a pergunta do título do livro, 'Você quer joagar aonde?', Eduardo conta que "foi uma frase que um empresário uma vez falou pra ele. Na época, eu achei que o cara poderia me botar pra jogar em qualquer lugar, mas na verdade era uma coisa de mostrar poder", revela ele sobre o episódio, que acabou sendo registrado na publicação.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima.

Criado em 22/09/2021 - 17:14

Mais do programa