Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Instituto Sidarta realiza 3º Seminário Mentalidades Matemáticas

O objetivo é dialogar sobre a importância da matemática no mundo pós-pandemia e o papel fundamental dos gestores educacionais na mobilização das redes de ensino para melhorar os índices de aprendizagem

Tarde Nacional

No AR em 26/10/2021 - 18:33

Em entrevista no Tarde Nacional desta terça-feira (26), Claudia Siqueira, diretora pedagógica do Instituto Sidarta, falou sobre a realização, entre segunda (26) e terça (27), do 3º Seminário Mentalidades Matemáticas - edição gestores, feito em parceria com o Itaú Social e com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O encontro pretende refletir sobre a importância da matemática no mundo pós-pandemia e sobre o papel dos gestores educacionais na mobilização das redes de ensino para melhorar os índices de aprendizagem. Secretários de Educação serão convidados a dialogarem sobre os dados compartilhados e a planejarem estratégias melhores desses dados nos próximos anos. Ao final, será compartilhada uma agenda propositiva, com ações e iniciativas para a área da matemática.

O Instituto Sidarta é o responsável por trazer e aplicar no Brasil a abordagem de ensino Mentalidades Matemáticas, que é desenvolvida na Universidade Stanford. O Curso de Férias realizado com alunos de escolas públicas da cidade de Cotia (SP), por 10 dias, em 2020, resultou em um salto equivalente a um ano e três meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação Mathematics Assessment Resource Service (MARS). O Itaú Social transformou o curso em uma tecnologia educacional, disponível para as secretarias municipais de educação a partir de 2022.

Durante a entrevista, Claudia cita um caso de um professor que, somente com um aluno, na modalidade de ensino à distância, devido ao isolamento social exigido pela pandemia, demorou aproximadamente três horas para conseguir ensinar um conceito matemático. "A matemática é visual, você precisa ter contato, você vai escrever, volta, tem que fotografar o caderno, então os desafios foram enormes para o trabalho da matemática", conta ela.

O Instituto Sidarta é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para transformar as políticas públicas educacionais.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

Programação de quarta-feira (27)

9h - Ágora Matemática na Era Digital: Jo Boaler, professora de Educação Matemática da Universidade Stanford; Roberto Imbuzeiro, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); Karla Oliveira Esquerre, professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Coordenadora do Projeto Meninas na Ciência de Dados. Mediação: Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

10h - Vivências - experimentação da abordagem

Compromisso - encontro para celebrar o termo de colaboração e compartilhar a agenda propositiva de ações e iniciativas sobre a área de matemática.

12h - Encerramento

Criado em 27/10/2021 - 08:08

Mais do programa