Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores desenvolvem curativo que ajuda a reconstruir tecido dos dentes

Rodrigo Vieira, professor do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, fala sobre o estudo no Tarde Nacional

Tarde Nacional

No AR em 09/11/2021 - 17:28

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão desenvolvendo um curativo que ajuda a reconstruir tecido ósseo dentário. Com foco no uso odontológico, novo produto é bioativo, ou seja, capaz de estimular o crescimento ósseo, e biodegradável, sendo absorvido pelo próprio organismo.

A inovação faz parte dos estudos de mestrado e doutorado da pesquisadora Erika Luz, com o apoio dos professores Rodrigo Vieira e Fábia Karine Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC, e da pesquisadora Morsyleide de Freitas Rosa, da EMBRAPA Agroindústria Tropical.  O produto está em fase de testes pré-clínicos realizados pelo Prof. Igor Iuco Castro da Silva, do Curso de Odontologia do Campus de Sobral, e pela Profª Vilma de Lima, da Pós-Graduação em Farmacologia e Odontologia do Campus do Porangabuçu. 

A apresentadora Fátima Santos conversou com o professor Rodrigo Vieira sobre o dispositivo. Ele explica que o curativo é indicado quando há perda da massa óssea, como no caso de algumas doenças periodontais. De acordo com os cientistas, os resultados dos testes em animais têm sido positivos. Ele fala sobre a importância do avanço no desenvolvimento do produto para o tratamento odontológico.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 09/11/2021 - 17:55

Mais do programa