Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Contaminação por bactéria na comida tem origem na própria cozinha de casa

No Brasil foram 247.770 casos de contaminação entre 2000 e 2018

Revista Brasil

No AR em 27/12/2021 - 11:30

Somente no Brasil, entre 2000 e 2018, foram identificados 247.770 casos de contaminação por bactéria presente na cozinha da própria casa, segundo dados do Ministério da Saúde. A partir desses números, a Universidade de São Paulo decidiu investigar os hábitos das pessoas nas residências que podem estar ligados a esses surtos.

O Revista Brasil conversou com Uelinton Manoel Pinto, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP e integrante do Centro de Pesquisas em Alimentos, também chamado Food Research Center (FoRC).

Ouça a entrevista completa e as dicas do especialista no player acima.

alimentos refrigerados
Alimentos na geladeira, por CC0 Creative Commons / Freepik

De acordo com ele, cerca de 30% da população não tem acesso à água tratada, o que contribui para a ocorrência de intoxicações alimentares. Além disso, certamente a falta de infraestrutura de uma parte das famílias é outro grande problema.

O questionário da pesquisa foi distribuído de forma online e atingiu 5.000 pessoas de todos os estados do Brasil, de diferentes faixas de renda. Houve uma concentração maior de participantes do Sudeste, especialmente de mulheres da classe média. 

Segundo Uelinton, muitos indivíduos não sabem que algumas atitudes realizadas em casa podem levar a um maior risco de contaminação. Por exemplo, o armazenamento de carnes e a higienização de frutas e verduras, se feitos de forma errada, podem levar a uma infecção.

Criado em 27/12/2021 - 15:37

Mais do programa