Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A pandemia não acabou: especialista reforça necessidade de manter cuidados

Tarde Nacional conversa com Carlos Eduardo Gouvêa, da CBDL, sobre o atual cenário da pandemia, variantes e vacinas

Tarde Nacional

No AR em 03/12/2021 - 14:01

A pandemia de covid-19 acabou? O virus já foi embora? Que cuidados ainda precisamos manter? Para tirar estas e outras dúvidas é que o Tarde Nacional entrevistou Carlos Eduardo Gouvêa, presidente-executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL)que falou sobre o atual cenário da pandemia.

O número de vacinados no Brasil é bem expressivo - mais de 60% da população está imunizada com as duas doses da vacina -, mas ainda não é hora de baixar a guarda: "Existem questões primordiais, e uma delas é que, enquanto todos não estiverem seguros e salvos, não tem como garantir nada", disse o entrevistado.

Gouvêa explica que ainda existe um grupo considerável de pessoas não-vacinadas em várias partes do mundo - desde países da África, onde o ritmo de vacinação é mais lento, a locais nos Estados Unidos e na Europa, onde existem bolsões de pessoas que não acreditam em vacina. O especialista explica que, enquanto estes grupos estiverem expostos à infecção, eles acabam sendo grandes reservatórios para criação de novas variantes que podem nos afetar, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância.

Uma nova variante traz mudanças significativas no código genético, que podem ser mais ou menos letais, ou infectar com mais ou menos rapidez, de forma mais ou menos agressiva. "O fato que esta possibilidade de surgimento de novas variantes sempre traz muitas dúvidas. É importantíssimo nós continuarmos tomando as devidas precauções - evitar aglomeração, higiene, uso de máscara e principalmente, vacinação e testagem. Estas últimas são essenciais para continuarmos nos protegendo e protegendo todos ao nosso redor".

Gouvêa também repercutiu os casos da variante Ômicron registrados no Brasil, opinou sobre o "passaporte da vacina", dose de reforço.

Quer ouvir a entrevista completa? Clique no player acima.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Tags:  covid-19

Criado em 03/12/2021 - 14:35

Mais do programa