Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brincadeiras antigas ainda conquistam as crianças

Brincadeiras clássicas como amarelinha, pique-esconde, pular corda e queimada ajudam também no desenvolvimento dos pequenos

Tarde Nacional

No AR em 04/08/2022 - 15:30

Você se lembra daquelas brincadeiras clássicas de infância? Como pique-esconde, amarelinha, pular corda, bater peão, queimada são algumas das atividades que ainda não saíram de moda. Segundo Giuliano Carioca, CEO da rede de espaços infantis YouPlay, muitas dessas brincadeiras conhecidas e tradicionais da criançada (e dos pais) oferecem benefícios para a saúde e também para o raciocínio.

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, ele destaca ainda que essas brincadeiras podem ser feitas sem complexidade, sem custos e em qualquer lugar. 

"Uma pequena noção de que essas brincadeiras envolvem coordenação motora é, por exemplo, pular corda. Não precisa ser algo sofisticado. E a criança convive com outra criança do outro lado ou o responsável para segurar a corda na tensão certa. Ela começa a conhecer o peso dela, a velocidade que tem que pular, a força muscular dela. Então, parece só uma brincadeira inocente, mas há uma série de detalhes pedagógicos. Envolve o perder, ganhar. Uma brincadeira dessas é riquíssima em termos de autoconhecimento e desenvolvimento social e motor".

Giuliano cita também que pais e responsáveis fazem parte desse brincar e que crianças sempre brincam melhor quando tem essa companhia.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 05/08/2022 - 20:14

Mais do programa