Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psiquiatra explica por que é tão importante desenvolver a inteligência emocional

Trabalho em grupo, estar aberto a mudanças e controle diante das pressões sociais são algumas das habilidades, citadas por ele, mais procuradas hoje pelas empresas

Tarde Nacional

No AR em 08/08/2022 - 15:41

Você sabe o que é inteligência emocional? Ou qual a importância dela no dia a dia e, principalmente, como identificá-la? Sobre esse termo que ganha cada vez mais evidência em nossas relações, o Tarde Nacional conversou com o psiquiatra Alisson Marques. 

Segundo ele, a inteligência emocional surge a partir da nossa capacidade de captar os estímulos do mundo e que a gente responde com emoções e sentimentos. 

"Então, a inteligência emocional vai surgir a partir do gerenciamento entre esses estímulos e a nossa forma de responder. No dia a dia, ela é muito importante pra construção do indivíduo e na relação dele com ele mesmo, seus objetivos e suas interpretações. E também na relação social". 

Na entrevista, ele explicou os 5 pilares estabelecidos pelo estudioso Daniel Goleman para conhecer as próprias emoções.

"Por que a gente responde aquela situação daquela forma? Porque muita das vezes é inconsciente. O que tem por trás daquela emoção? Depois que a gente conhece, é preciso controlar essas emoções e se sentir motivado nesse processo - que é o 3º pilar. E por fim a empatia, que é muito mais do que se colocar no lugar do outro, é tentar olhar o mundo com os olhos do outro", observa o psiquiatra. 

Ouça mais no player acima. 

Criado em 08/08/2022 - 16:28

Mais do programa