Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O jovem Jorge Curi entrevistava os pilotos no grid de largada, em 1947

O quadro 'O rádio faz história' apresenta áudio raro de Jorge Curi,

Em abril de 1947, o radialista Jorge Curi, com 27 anos da idade, dizia emocionado, diretamente do grid de largada: "aqui está Chico Landi, mais importante piloto brasileiro, pronto para a largada. Ouçam o som do motor do carro dele. Vamos pedir aos pilotos que reduzam o ruído dos motores para que vocês ouvintes possam acompanhar as palavras deles nesses minutos que antecedem a corrida. Ouçam o piloto Osmar Lages, o popular Vovô, a bordo de um Maseratti. Pode passar com o carro por cima do fio do microfone da Rádio Nacional, sem problema", destacava Curi ao vivo.

 

Muito antes da Fórmula 1, existia a corrida do Circuito da Gávea. A competição foi lançada em 1933 e sua última edição aconteceu em 1954. A série de corridas teve interrupções devido à Segunda Guerra Mundial. A corrida era um acontecimento que agitava a cidade. Os Alfas Romeos, Maserattis e Studebakers saíam da Rua Marquês de São Vicente, na Gávea, e passavam pela Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon. Perto da praia, ficava o ponto de partida propriamente dito. Em seguida, subiam a região do Joá, cheia de precipícios. Não é por acaso que o trecho era chamado de 'Trampolim da Morte' ou 'Trampolim do Diabo'. Na continuação, os carros passavam pela região da Rocinha, onde não existia a favela, e voltavam pela Marquês de São Vicente.

 

Os pilotos atraíam milhares de pessoas que adoravam a velocidade e das baratinhas, como eram apelidados os carros de corrida na época. Muitas vezes, os automóveis se chocavam em acidentes fatais devido aos precipícios, derrapagens e batidas.

 

Com colaboração da jornalista Rose Esquenazi, professora da Faculdade de Comunicação da PUC-RJ, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes recorda trecho inicial da transmissão da Rádio Nacional do Rio de Janeiro na prova do dia 20 de abril de 1947, chamada de '8ª Corrida do Trampolim do Diabo'.

 

Ouça, no player acima, o áudio da primeira parte desse registro raro e histórico.

 

Na próxima semana, vamos recordar também como Antônio Cordeiro movimentava os postos de transmissão em diferentes pontos do circuito de rua do Rio de Janeiro e a sátira veiculada no programa humorístico PRK-30, com Lauro Borges e Castro Barbosa, brincando com as típicas situações vividas por Cordeiro, Curi e equipe na narração do evento.

 

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.
 



Criado em 15/06/2015 - 14:27 e atualizado em 15/06/2015 - 19:59

Mais do programa