Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Tive que mudar meu sotaque", disse Luciano Alves em sua última entrevista

Comunicador faleceu cinco dias após dar entrevista para Paulo

O comunicador Luciano Alves se mudou de Aracaju, Sergipe, para o Rio de Janeiro no começo dos anos 1960. Começou no rádio carioca nas funções de locutor comercial e locutor noticiarista. Ainda nos anos 60, passou a atuar como comunicador na Rádio Globo. Por quase quatro décadas, foi o apresentador de maior audiência na faixa horária das 4h às 6h da manhã, primeiramente na Globo e, nos anos 1990, na Rádio Tupi.

 

Luciano morreu na tarde de 29 de janeiro de 2009, aos 67 anos de idade. Foi fundador da Rádio Cultura (SE) e trabalhou nas rádios Atalaia (SE), Globo (RJ) e Tupi (RJ), entre outras.

 

Cinco dias antes de morrer, o apresentador concedeu sua última entrevista, justamente ao atual colaborador das quartas-feiras do quadro 'O rádio faz história', Paulo Francisco. Nela, o comunicador sergipano contou, entre outras estórias, porque teve que alterar o sotaque quando chegou no Rio de Janeiro. "Não concordava com o formato do rádio de Sergipe. Queria ter a experiência de sair daqui. Me mudei para o Rio no início dos anos 1960. Um dos primeiros conselhos que recebi foi a necessidade de diminuir meu sotaque 'arrastado'.  Me disseram que os diretores cariocas não perdoavam sotaque nordestino exagerado", revelou o comunicador.

 

Na entrevista, Luciano disse que foi feliz pelo que viveu: "eu convivi com o pessoal da Bossa Nova, vi o Santos de Pelé, vi o famoso ataque santista... Sou torcedor do Flamengo, mas eu e outros flamenguistas aplaudimos de pé uma goleada de 7 x 1 do Santos no meu time, numa noite de sábado... Quem viu aquele time do Santos é um abençoado", recordou Luciano.

 

Com colaboração do radialista goiano Paulo Francisco, o quadro 'O rádio faz história,' do programa Todas as Vozes, mostra a entrevista exclusiva e trechos dos programas que Luciano Alves apresentou nas rádios Globo e Tupi.

 

Ouça, no player, o quadro completo.

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 26/08/2015 - 15:36 e atualizado em 26/08/2015 - 15:28

Mais do programa