Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia do Café: Viva Maria destaca trabalho das pesquisadoras do famoso fruto

A jornalista Josiane Cotrim participa da comemoração e fala sobre a importância do café na vida das mulheres brasileiras

Viva Maria

No AR em 14/04/2021 - 15:21

Por Mara Régia (texto e apresentação)

Está sentindo no ar um cheirinho bom de café? Pelo sim, pelo não, pode começar a esquentar a água, que por sinal não precisa chegar a ferver: o ponto ideal para desligar o fogo é no estágio das pequenas bolhas (90º a 92ºC).

Leia também reportagem na Agência Brasil

Se você puder usar água mineral, melhor, mas água filtrada funciona perfeitamente; só não use água diretamente da torneira, por conta do excesso de cloro pro seu café não ficar batizado.

Não esqueça de escaldar o coador de pano com a água quente! Coloque o pó de café no coador não demore a despejar a água quente no centro do coador e vá fazendo movimento circulares, isso vai ajudar você a mexer o pó de café sem precisar mexer com a colher. Deixe a água escoar completamente. 

 Esta é apenas uma das datas dedicadas à 2ª bebida mais consumida do mundo, já que a primeira é água!

E pra falar sobre o café e a relação estreita que ele tem com as mulheres, ninguém melhor do que a jornalista Josiane Cotrim que é da Aliança Internacional das Mulheres do Café, e que participou ativamente do lançamento do livro "Mulheres do café do Brasil", uma obra lançada pela Embrapa e suas heróicas pesquisadoras em 2018!

Na oportunidade o programa Viva Maria teve o prazer de entrevistar Helena Alves, Cristina Arzabe (Embrapa), Raquel Santos Soares Menezes (Universidade Federal de Viçosa), Danielle Pereira Baliza (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais) e Tânia Fontenele Mourão (Instituto de Pesquisa Aplicada da Mulher – Ipam).

Acompanhe o bate papo com Josiane no player abaixo:

 

Criado em 14/04/2021 - 17:10 e atualizado em 14/04/2021 - 17:10 - Episódio Viva Maria comemora Dia Mundial do Café (14 de abril)

Mais do programa