Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria: Maricota aprende a bordar viajando pelo Brasil

De flor em flor o programa também homenageia Margarida Maria Alves

Viva Maria

No AR em 05/10/2021 - 09:23

Viva Maria rende-se à graça de uma flor que é bonita até no nome: Margarida. Também conhecida como crisântemo e Bem-me-Quer. Em latim ela significa pérola, em inglês é Daisy, “Olho do Dia”, numa alusão ao fato dela se fechar durante a noite e abrir-se à luz do sol.

Para nós, aqui no Brasil, Margarida é nome de mulher. É, também, o nome da liderança Margarida Maria Alves, que nasceu e morreu no mês de agosto e que continua sendo lembrada com muito carinho por milhares de mulheres trabalhadoras rurais, na marcha que tomou emprestado seu nome.

Em memória, o Viva Maria lembra nesta edição a luta de Margarida Maria Alves, a partir do texto com o qual a Contag, Fetags e sindicatos de trabalhadores rurais relembram a saga de Margarida.


Eles não sabiam que Margarida era semente e se espalharia por todo o Brasil!

 

 

E é por isso que há  mais de 20 anos mulheres em marcha, a partir da semente Margarida, cultivam novas lutas pelos direitos das trabalhadoras rurais de todo o país. Em cada canto uma flor, Margaridas em todos os matizes. Parecem até que saíram da caixa de linhas das irmãs Dumont, a família de bordadeiras mais famosa do Brasil. Dela fazem parte a mãe Antônia, o filho Demóstenes, as filhas Ângela, Marilu, Martha, Sávia e a neta Maria Helena, que na pele da personagem Maricota, enfim aprendeu a bordar para nos fazer viajar pelas páginas de um livro maravilhoso que será lançado logo mais pelo canal oficial do Grupo no Youtube.

Saiba mais sobre o lançamento no player abaixo:


Pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, o programa Viva Maria está há 40 anos no ar e é marco na luta dos direitos das mulheres. É produzido e apresentado pela jornalista Mara Régia Di Perna. Atualmente, o Viva Maria é transmitido em formato de programete e vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários em rede pelas emissoras de rádio da EBC:  Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780KHz, 6.180KHz, Rádio Nacional de Brasília – AM 980 kHz, e Rádio Nacional do Alto Solimões - FM 96,1 MHz. Os episódios também estão disponíveis na página do programa.

Criado em 05/10/2021 - 09:37 e atualizado em 05/10/2021 - 09:36 - Episódio Viva Maria: Maricota aprende a bordar viajando pelo Brasil

Mais do programa