Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria participa de Semana de Prevenção à Sífilis e Sífilis Congênita

A médica Maria Clara Diana, da Coordenação Estadual IST/ Aids participa desta edição e esclarece dúvidas

Viva Maria

No AR em 19/10/2021 - 14:03

O Viva Maria desta edição compartilha um convite muito especial da Coordenação Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde em Parceria com a OPAS do Brasil! Trata-se de um evento que acontece nesta terça (19) e quarta-feira (20) em Brasília e que dá início à Semana de Prevenção à Sífilis e Sífilis Congênita. Na oportunidade será anunciado o resultado de um concurso realizado entre radialistas de várias partes desse nosso país que criaram peças sobre esse tema para conscientizar a população sobre a doença!

Sífilis parece coisa do passado, e é, sífilis de fato é uma doença antiga, no século XV ela causou uma das primeiras epidemias globais, com milhares de mortes por toda a Europa. Naquela época, a penicilina, o antibiótico usado para exterminar a bactéria, não havia sido descoberto ainda. Eram feitos tratamentos a base de mercúrio. 

A descoberta da penicilina, em 1928, contribuiu para diminuir a disseminação da doença nas décadas seguintes. E daí pra frente um importante reforço ao combate à doença foram as campanhas para aumentar o uso do preservativo, que ganharam força com a descoberta do vírus da Aids, na década de 1980.

No Brasil, a sífilis saiu dos holofotes a ponto de nem ser obrigatório que serviços de saúde avisassem o Ministério da Saúde quando encontrassem um caso. A notificação só passou a ser obrigatória em 2010. Contrariando as expectativas de que o Brasil ia chegar a 2015 com 0,5 casos da sífilis congênita por mil nascidos vivos, hoje temos a triste constatação de que só no Rio de Janeiro, por exemplo, já são 12,4 casos da doença em cada mil nascidos vivos.

Para melhor analisar esse grave problema de saúde pública o Viva Maria convida a médica da Coordenação Estadual DST/ Aids, Maria Clara Diana. Acompanhe o bate papo no player abaixo:

 

Criado em 19/10/2021 - 14:17 e atualizado em 19/10/2021 - 14:13 - Episódio Viva Maria participa de Semana de Prevenção à Sífilis e Sífilis Congênita

Mais do programa