Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria reforça a vulnerabilidade das mulheres na luta contra a Aids e o HIV

Neste Dia Internacional da Luta Contra a Aids/HIV conheça a realidade de mulheres que vivem e convivem com a doença

Viva Maria

No AR em 02/12/2021 - 08:23

Desde 1987, a cada 1º de dezembro se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids/HIV, para nos lembrar a epidemia da Aids e em especial a vulnerabilidade das mulheres no enfrentamento à doença.

O dia é internacional mas, no Brasil, infelizmente, passados quase 40 anos do primeiro diagnóstico em nosso país, as mulheres soropositivas ainda enfrentam muitas barreiras, tanto no nível da prevenção quanto no tratamento da doença. Não por acaso, no Brasil, o Dia Mundial de Luta contra a Aids/HIV integra o calendário dos 21 dias de ativismo da Campanha contra a violência à mulher!

Uma campanha que mereceu do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas, com apoio do Fundo Positivo em Saúde, HIV e Diversidade, um cartaz que fez sucesso nas redes sociais com a seguinte inscrição: "Não existe mulher que gosta de apanhar, o que existe é mulher humilhada demais para denunciar, machucada demais para reagir, com medo demais para acusar e pobre demais para ir embora"

E quem haverá de reforçar esse recado é a ativista Jenice Pizão, uma das fundadoras do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas e que participa do Colegiado do MNCP com representação em Campinas/SP. Janice vive com HIV/AIDS há 30 anos. Acompanhe o bate papo no player abaixo:


Pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, o programa Viva Maria está há 40 anos no ar e é marco na luta dos direitos das mulheres. É produzido e apresentado pela jornalista Mara Régia Di Perna. Atualmente, o Viva Maria é transmitido em formato de programete e vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários em rede pelas emissoras de rádio da EBC:  Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780KHz, 6.180KHz, Rádio Nacional de Brasília – AM 980 kHz, e Rádio Nacional do Alto Solimões - FM 96,1 MHz. Os episódios também estão disponíveis na página do programa.

Criado em 02/12/2021 - 08:40 e atualizado em 02/12/2021 - 08:39 - Episódio Viva Maria reforça a vulnerabilidade das mulheres na luta contra a Aids e o HIV

Mais do programa