Olá amigas e amigos deste nosso programa que, à luz de uma verdade histórica incontestável desde os anos 80, se nega a comemorar o 13 de maio, que é a data oficial da abolição da escravatura no Brasil.
A exemplo do que faz o movimento negro, este programa prefere aproveitar esse data para chamar a atenção da nossa sociedade para o cenário de exclusão e discriminação que até hoje, 137 anos depois ainda nega à população negra a igualdade de oportunidades.
Por isso, em nome de uma revisão que a história desse país ainda está a nos dever , inclusive nos livros didáticos, queremos ouvir a professora Gina Vieira Ponte, que ainda nesta segunda-feira (13) foi agraciada com o Prêmio Engenho Mulher 2025.
O recnhecimento veio por ter se tornado uma referência em educação do Brasil a partir do Projeto Mulheres Inspiradoras, responsável pela transformação de vida de centenas de alunos da rede pública em Brasília que frequentaram suas aulas.
A propósito, neste 13 de maio, vamos ouvir com muita atenção a aula que ela vai nos dar sobre os bastidores políticos que levaram a Princesa Isabel a promulgar a Lei Áurea. Seja muito bem -vinda!