Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente homenageando a guardiã da natureza Nièdi Guidon

Adriana Abujamra, autora da biografia sobre a arqueóloga do sertão compartilha a trajetória de vida da cientista

Assinar podcast

Viva Maria

No AR em 05/06/2025 - 08:00

Neste 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, considerado a data máxima do calendário ecológico por ser um momento crucial para a conscientização e ação em prol do planeta. O Viva Maria homenageaia então uma grande guardiã da natureza e da história brasileira: a arqueóloga Niède Guidon, que morreu na última quarta (4), aos 92 anos, vítima de um infarto.

O velório está aberto ao público no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato. Seu sepultamento acontece no mesmo dia em que o Parque Nacional da Serra da Capivara completa 46 anos de criação.

Nièdi Guidon dedicou sua vida à pesquisa e à preservação desse parque, que foi onde ela descobriu as famosas pinturas rupestres que mudaram a compreensão do povoamento das Américas. Seu trabalho foi fundamental para demonstrar que a presença humana nas Américas era muito mais antiga do que se pensava anteriormente. Em nota oficial, o presidente Lula declarou: “A ciência brasileira fica mais triste com o falecimento de Niède Guidon, que nos ajudou a entender as origens do homem no continente americano. Sua atuação foi fundamental para tornar a Serra da Capivara um patrimônio cultural da humanidade e para levar ao mundo o conhecimento sobre as riquezas pré-históricas localizadas em São Raimundo Nonato, no Piauí”.

Numa tentativa de melhor dimensionar a importância dessa grande humanista franco-brasileira, ouça a entrevista com a jornalista, escritora e autora da biografia "Niedi Guidon – uma arqueóloga no sertão", Adriana Abujamra.

Criado em 05/06/2025 - 11:20

Mais do programa