Viva Maria segue celebrando seus 44 anos de história com a força da memória e das vozes que nunca se calaram. Apresentado por Mara Régia, o programa apresenta nesta edição, o segundo episódio do podcast “Viva Maria — Memória, Resistência e Afeto”, produzido pelo jornalista e pesquisador Cláudio Paixão.
Com o título “Ecos que não se calam”, o episódio mergulha nas principais bandeiras de luta levantadas pelo Viva Maria desde os anos 1980: a mobilização das trabalhadoras domésticas, a criação da primeira Delegacia de Atendimento à Mulher em Brasília, a denúncia do caso Thaís e a participação histórica no lobby do batom, quando mulheres de todo o país se uniram para conquistar seus direitos na Constituição de 1988.
Foi nesse momento que as vozes se transformaram em canto coletivo, entoando:
“Nosso direito vem, nosso direito vem,
Se não vem o nosso direito,,
O Brasil perde também.”
Esses versos, que ecoaram nos corredores do Congresso, simbolizam não apenas uma pauta, mas um destino comum: a certeza de que sem a igualdade plena das mulheres não há democracia possível, não há justiça completa, não há país que avance.
Ao resgatar essa memória, o Viva Maria reafirma sua essência, ser espaço de afeto e trincheira de luta, onde cada Maria encontra espelho, coragem e a lembrança de que sua voz nunca esteve sozinha.