Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria reconta a história do movimento extrativista amazônico

Destaque para o protagonismo de Dona Raimunda dos cocos!

Assinar podcast

Viva Maria

No AR em 17/10/2025 - 14:39

Oi, oi, gente amiga desse nosso programa que é inteiramente dedicado nesta edição às pessoas que, em 17 de outubro de 1985, participaram do I Encontro Nacional dos Seringueiros. De lá pra cá, uma história de luta e resistência que reverencia a memória de Chico Mendes, responsável pela proposta de unir os povos da floresta em torno de uma reforma agrária para a Amazônia!

Foi nesse encontro histórico que o CNS foi criado para ser um espaço que nasceu da floresta, do campo e das águas, onde seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco, ribeirinhos, pescadores artesanais e tantas outras comunidades tradicionais se reconhecem e lutam juntas pela vida, pela terra e pelos seus modos de existir.

Em 2009 o CNS passou a se chamar Conselho Nacional das Populações Extrativistas para abrir espaço não só às entidades mas principalmente ao protagonismo feminino! Destaque para Dona Raimunda Gomes da Silva, quebradeira de coco, guerreira do babaçu, a feminista do sertão que idealizou a Secretaria da Mulher Trabalhadora Extrativista Rural dentro do CNS.

Nessa época nossa Raimundinha desfrutava da companhia da sua fiel escudeira Cristina Silva, doutoranda que encontra-se em Portugal sistematizando a pedagogia da floresta, riquezas da floresta e resistências da Amazônia! Em memória, a presença daquelas que tombaram na luta como Maria do Espirito Santo e Irmã Doroty, com a dor de todas as saudades impossível deixar de dizer que mesmo depois de sua partida, Dona Raimunda continua viva em nosso corações, nas palmeiras, nas mãos que ainda quebram coco, e nas vozes das mulheres que seguem fazendo do trabalho e da resistência o seu canto de liberdade.

Quando lembramos e falamos de Dona Raimunda abraçamos todas essas guerreiras e todas as comunidades extrativistas do Brasil!

Viva o CNS e viva Dona Raimunda!

Criado em 17/10/2025 - 14:39

Mais do programa