Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria recebe homenagem no Senado

A exposição comemora os 40 anos da redemocratização do Brasil

Assinar podcast

Viva Maria

No AR em 26/11/2025 - 09:57

Oi ,oi, gente amiga desse nosso programa que unido às vozes da resistência acabou de ser homenageado numa exposição que até meados de dezembro vai ocupar a Galeria do Senado Federal! Lá estão em primeiro plano as 26 mulheres que participaram da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988, responsáveis em grande parte pela  elaboração da nossa  Constituição Cidadã, assim chamada pelo então presidente da Assembleia  Constituinte, Dr. Ulisses Guimarães quando da promulgação da  Carta Magna de 88. Tive o privilégio e a emoção de testemunhar esse momento histórico da vida brasileira após a ditadura militar!

Como eu, muitas das Marias que ao longo dos anos 80 se colocaram em movimento pela redemocratização do Brasil através desse nosso programa que  testemunhou também um dos momentos mais simbólicos da luta democrática brasileira : a entrega da Carta das mulheres brasileiras aos Constituintes ! Vale a pena relembrar.

Por seu intenso trabalho de mobilização inclusive nos momentos de votação mais acirrados como por exemplo no dia da votação da licença paternidade Viva Maria lá esteve engrossando o coro: filho não é só da mãe!

 Viva Maria por sua trajetória de luta pelos direitos humanos das mulheres foi reconhecido como uma das muitas vozes da resistência na mostra do Senado.

 Diz a legenda: “Viva Maria  foi fundamental por dar voz às mulheres durante a ditadura! Defendeu a reconstrução democrática e os direitos humanos por meio de denúncias e mobilização coletiva!”.

Viste aqui virtualmente a exposição.

Mara Régia - Senado Federal

Criado em 26/11/2025 - 09:57

Mais do programa