Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto é lembrado nesta segunda-feira

Católicas pelo Direito de Decidir pedem descriminalização do aborto.

Segunda-feira, 28 de setembro, desde de 1990, essa data foi escolhida pelas mulheres presentes no 5º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, na Argentina, com Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto.

 

O tema, sempre polêmico, ainda está por merecer uma atenção especial do Brasil, já que aqui, esse direito não está garantido às mulheres, pois o Código Penal, de 1940, regula o aborto como crime, ressalvando os casos de estupro, anencefalia e risco de vida da mulher.

 

35% dos brasileiros conhecem pelo menos uma pessoa que já fez aborto clandestino

 

O fato do aborto ser considerado crime no Brasil penaliza diretamente as mulheres pobres, que têm menos acesso aos serviços de saúde. Para aquelas que têm recursos, o aborto está disponível em clínicas particulares, com métodos avançados e seguros – o que é no mínimo uma injustiça.

 

O Viva Maria desta segunda-feira (28), Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto, conversa com Maria José Rosado, da organização não-governamental Católicas pelo Direito de Decidir. Ela que destaca a vulnerabilidade de mulheres sem acesso a serviços de saúde e métodos contraceptivos.

 

Maria José Rosado ainda ressalta a pressão de grupos religiosos para que o Legislativo torne a prática da interrupção da gravidez ainda mais restritiva. Ela também critica o debate em torno de uma possível extinção das secretarias com status de ministério que tratam de políticas para as mulheres e de promoção da igualdade racial.

 

Confira mais informações ouvindo o programa completo no player no topo da matéria.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC. Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 28/09/2015 - 14:26 e atualizado em 28/09/2015 - 12:19

Mais do programa