Neste 11 de setembro se comemora o dia do Cerrado.
A reportagem da jornalista Elizabeth Oliveira “Mulheres Coralinas: a poética do empoderamento feminino no Cerrado foi a primeira colocada na categoria Texto da etapa Rio de Janeiro do Prêmio Sebrae de Jornalismo (SPJ).
O projeto inspirado na obra e na trajetória de Cora Coralina e em outras autoras invisibilizadas – vem impulsionando o empreendedorismo feminino e a autonomia das mulheres na Cidade de Goiás.
Mais de 500 mulheres do município e de outras locais da região já passaram pelos cursos promovidos pelo projeto, que deu origem à Associação da Mulheres Coralinas. O bordado inspirado na poesia de Cora Coralina é considerado a mola propulsora da produção artesanal. Mas a iniciativa também envolve outras frentes de capacitação como arte em cerâmica, gastronomia e confecção de bonecas.
Feliz e emocionada em receber a premiação do Sebrae, na etapa estadual do Rio de Janeiro do Prêmio Sebrae de Jornalismo, Elizabeth falou ao Viva Maria sobre a importância de trazer uma poética para falar desse tema, pelas vozes de quem também defende as raízes culturais do bioma como alternativa de geração de renda, empoderamento feminino e resgate de memórias ancestrais dos seus povos!