Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Movimento dos Atingidos por Barragens faz protestos no RJ e no DF

Grupo quer a criação de uma política de tratamento para a população

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizaram protesto, nesta quarta-feira (26), em diferentes pontos do país. No Rio de Janeiro, cerca de 200 pessoas vindas da região serrana do estado, além de Minas Gerais e São Paulo, participaram da manifestação. Eles marcharam da estação do metrô de Botafogo, na zona sul da cidade, até o prédio de Furnas, empresa pública de geração e transmissão de energia, também em Botafogo. Desde o dia 14 de março, o movimento está mobilizado na tentativa de avançar nas negociações com o governo e estatais. Integrantes do Movimento se reuniram, nesta quarta-feira, com o presidente de Furnas, Flávio Decat. Eles reivindicam a criação de uma Política Nacional de Direitos para a população, como ressalta Liciane Andrioli, da coordenação nacional do Movimento.

 

Durante a reunião foi apresentada, também, a ideia da construção de um plano de desenvolvimento das comunidades atingidas por barragens. De acordo com Liciane, a intenção é que esse plano seja elaborado em conjunto entre o movimento, as estatais e o governo. Além do plano, foi proposta a criação de um fundo nacional que atenda com recursos a pauta de reivindicações dos atingidos por barragens.

 

Após a reunião com o presidente de Furnas, os integrantes do movimento se encaminharam para a Eletrobras, onde estava prevista uma reunião com a direção da estatal. A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa de Furnas, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.



Criado em 26/03/2014 - 20:00 e atualizado em 07/04/2014 - 08:55