O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lançou nesta sexta-feira (02), no Centro de Operações da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, o manual de procedimentos para a Copa do Mundo. A publicação, que vai orientar as equipes envolvidas na operação da cidade, reúne informações para o período da competição nas áreas de transporte, de mudanças viárias e de orientações sobre deslocamentos.
Eduardo Paes confirmou os feriados nos dias de jogos do Mundial no Maracanã. No entanto, na maior parte dos casos, haverá meio expediente. Somente no dia 4 de julho, quando o jogo começa à uma da tarde, será decretado feriado durante todo o dia.
Com relação à mobilidade, foi ressaltado que o esquema será basicamente o mesmo que aconteceu na Copa das Confederações e que a prioridade será a utilização do transporte público, prioritariamente o metrô. De acordo com Diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Diniz, a novidade com relação ao esquema montado pra Copa das Confederações é que, nesse período agora, não serão permitidos veículos fretados levando grupo de turistas e expectadores para os jogos.
Sobre a possibilidade de manifestações durante o período da Copa, o prefeito afirmou que o Brasil é um país democrático e que qualquer pessoa tem o direito de se manifestar. Paes criticou, no entanto, os atos de violência e vandalismo que acontecem durante alguns protestos. O Manual de Procedimentos para Grandes Eventos – Copa do Mundo 2014 já está disponível na internet no site http://www.prefeiturarionacopa.com.br/.