Alô Daisy conversa com a nutricionista Edna Garambone, do Conselho de Nutrição, seção RJ sobre os prós e contra da caféina, encontrada em chás, café e refrigerantes.
A cafeína é um alcalóide que funciona estimulando o sistema nervosos central, melhorando a concentração e deixando mais alertas quem o consome. Ela também ajuda no emagrecimento pois é termogênica e é a única comprovação de seus efeitos assim como o chá verde. Quanto ao consumo, a nutricionista afirma que o consumo excessivo deve ser evitado como quem tem gastrites, esofagites e quem tem insônia não deve tomar mais que duas xícaras.
Edna Garambone sugere que as pessoas incluídas nessa lista devem diminuir as quantidades aos poucos para que não tenham a síndrome da abstinência dos alcalóides que causam dores de cabeça. O lado bom da cafeína é que funciona como vasoconstrição, vasodilatador que evita doenças cardiovasculares e o ácido clorogênico, os polifenóis, que evita o câncer. A nutricionista sugere que se tome cafés e chás, moderamente