Marco Antônio Precope de Almeida, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), conversou com Daisy Lúcidi sobre os dados revelados pela pesquisa inédita realizada pela entidade, sobre o perfil das principais vítimas de acidentes com motocicletas no Brasil.
O levantamento dos dados foi feito em vários hospitais do país, constatando que 47,7% do acidentes com motos acontecem no período da manhã e outros 44,6% são durante a tarde. Menos de 10%, portanto, ocorrem à noite quando a visibilidade dos motoristas é menor.
Marco Antônio alerta, baseado nas informações reveladas pela pesquisa, que os acidentes com motos no Brasil deveriam ser encarados como um problema de saúde pública. O estudo faz parte da campanha de prevenção aos acidentes com motos que a SBOT promove em todas as capitais do país, no sábado, dia 19, quando é comemorado o Dia do Ortopedista. O tema da ação é “Segurança em Duas Rodas”.
Entre outros dados revelados, em 87% dos casos os acidentados são homens e mais da metade tem menos de 30 anos; em metade dos casos (49,2%) houve necessidade de internação hospitalar e mais da metade também (53,8%) dos acidentados utiliza a moto como instrumento de trabalho. O presidente da SBOT chama a atenção para a necessidade da utilização dos equipamentos de segurança e para a prudência na direção.
Ouça a entrevista clicando no Player acima!