Em entrevista ao Alô Fronteira, o presidente da Comissão Especial para Eleições dos Conselheiros Tutelares, Valdir de Jesus Gonçalves, anunciou a publicação do edital para as eleições unificadas.
Ouça no player abaixo:
Valdir disse que as eleições serão realizada em 6 de outubro deste ano. Ele afirmou que, dada a relevância das funções por eles exercidas, é de suma importância que o pleito eleitoral transcorra dentro das regras do estado democrático de direito, assegurando a igualdade de participação de todos os pretendentes ao cargo.
O presidente informou que na última eleição em Tabatinga 12 candidatos concorreram ao pleito. A expectativa para este ano que é que participem mais pessoas, pelo menos 30.
Em Tabatinga cinco pessoas podem ocupar as vagas do Conselho Tutelar.
Para concorrer, o interessado precisa fazer a inscrição e passar por uma vistoria dos documentos. Depois da homologação, o candidato realiza uma prova de conhecimento em 21 de julho, para poder concorrer ao pleito.
A eleição é facultativa. Em Tabatinga cerca de 2.500 pessoas foram às urnas para escolher o conselheiro tutelar. Na opinião de Valdir, a quantidade é pequena para o município.
O Alô Fronteira vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.