O Alô Fronteira recebeu Klaus Salazar, apoiador técnico no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Fronteira Tabatinga (CIEVS), Fabiana Paixão, coordenadora do CIEVS, e Wanderlan Bitencourt coordenador de vigilância epidemiológica de Tabatinga, para falar sobre o projeto "Eu quero saber na escola", que tem como objetivo prevenir surtos de síndromes gripais, principalmente covid-19, nas instituições de ensino públicas e privadas do município.
Na entrevista, Fabiana explicou que o CIEVS trabalha com alerta e resposta rápida dos agravos de doenças de notificações imediatas. A coordenadora destacou que identificar e conter a transmissão de surtos como covid é fundamental para a prevenção, o tratamento e a contenção da transmissão e, consequentemente, as atividades escolares não precisem ser suspensas.
Wanderlan Bitencourt frisou a importância do trabalho em equipe — e de vigilância — uma complementação que resulta positivamente no atendimento aos moradores.
Para o apoiador técnico Klaus Salazar dar celeridade na investigação, na confirmação dos agravos das doenças e protocolos para conter essa doença são as metas do trabalho para manter a fronteira protegida contra surtos de doenças.
Ouça a entrevista completa no player acima.