Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça Leandro Gomes de Barros, referência da literatura de cordel

Na carreira, poeta escreveu aproximadamente 240 obras de cordel e é conhecido como o maior poeta popular do Brasil de todos os tempos

Assinar podcast

Antena MEC

No AR em 11/12/2019 - 18:00

Definido por Carlos Drummond de Andrade como "Rei da Poesia do Sertão e do Brasil em estado puro",  o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros  cresceu no berço da literatura popular nordestina e foi educado pela família do Padre Vicente Xavier de Farias. 

Foi autor de diversos clássicos e campeão absoluto de vendas. Seus folhetos foram espalhados por todo o Nordeste e eram impressos em uma pequena gráfica que foi fundada pelo próprio poeta em 1906. 

Os textos de Leandro retratavam temas do cotidiano sempre com muito senso de humor. Ariano Suassuna, um dos grandes nomes da nossa literatura, se inspirou nos folhetos "O Dinheiro" e "O Cachorro que Defecava Dinheiro", ambos escritos por Leandro, e deu vida a sua mais famosa obra  "Auto da Compadecida".

Clique no player e conheça mais sobre a trajetória de Leandro Gomes de Barros nesta edição do Momento Literário:

O Antena Mec vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h. 

 

 

Criado em 11/12/2019 - 16:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa