Milton Hatoum é o autor que com seu primeiro livro, “Relato de um certo oriente”, em 1989, conquistou o Prêmio Jabuti de melhor romance. Sua trajetória é marcada por sucessos literários junto ao público e à crítica. Em 2000, publicou o romance Dois irmãos, eleito o melhor romance brasileiro, no período 1990-2005, em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense e o Estado de Minas.
Em 2005, seu terceiro romance, Cinzas do Norte, obteve vários prêmios, entre eles, o Portugal Telecom e o Prêmio Jabuti 2006 de melhor romance. Em 2010, a tradução inglesa de Cinzas do Norte (Ashes of the Amazon, Bloomsbury,2008) foi indicada para o Prêmio Impac-Dublin.
Em 2008, publicou seu quarto romance, Órfãos do Eldorado. Cinco anos depois, publicou o livro Um solitário à espreita, uma seleção de crônicas publicadas em jornais e revistas.
Sua obra já foi traduzida e publicada em 14 países. Desde 1998, Milton Hatoum mora em São Paulo. É um escritor ativo, presente no cotidiano brasileiro, com análises precisas em jornais e histórias que atraem milhares de leitores.