Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Literário ressalta a resistência feminina na escrita brasileira

Katy Navarro homenageia a força e a coragem das escritoras e poetisas que, durante a história, tiveram que vencer enormes desafios para publicar suas obras

Antena MEC

No AR em 09/03/2021 - 18:00

A literatura, como toda produção artística de uma sociedade, é capaz de refletir seus valores, pensamentos, ações e práticas cotidianas em suas obras.

Marcado pelo machismo e pelo pensamento patriarcal, o século XIX expressa no seu cenário literário o protagonismo masculino nas profissões e o pequeno espaço reservado às mulheres na vida social. Hoje, depois de várias pesquisas de especialistas, já se sabe da existência de forças femininas, como Nísia Floresta e Maria Firmina de Reis, autoras que ficaram à sombra de uma tradição que desacreditava em sua expressão.

Na semana do Dia Internacional da Mulher, Katy Navarro relembra a luta feminina no campo literário, em busca do direito de publicar suas obras, compartilhar sua poesia e viver da produção escrita. Pontuando sua coragem, força e resistência, a jornalista conta que, se hoje temos uma geração de jovens autoras promissoras, é porque, no passado, outras brasileiras acreditaram que era preciso escrever, continuar seu trabalho artístico e lutar pela igualdade.

Ouça no player acima o episódio Escritoras Brasileiras: A resistência através da Literatura, do quadro Momento Literário.

Confira o Antena MEC de segunda a sexta, às 18h, na Rádio MEC e MEC FM.

Criado em 09/03/2021 - 18:20

Mais do programa