Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Thiago de Mello é o poeta em destaque no Momento Literário

Em março de 2021 Thiago de Mello completou 95 anos de inestimáveis contribuições à poesia e cultura do Brasil

Antena MEC

No AR em 15/06/2021 - 18:00

"O dever do poeta é agarrar o fogo sagrado que vem do divino e envolvê-lo em canto de palavra e entregá-lo ao povo”,  a frase é de Thiago de Mello, que nasceu em 30 de março de 1926. 

Aos 20 anos, o poeta mudou-se para o Rio de Janeiro paracursar medicina, mas trocou o curso pela carreira literária. Seu primeiro livro de poemas, “Coração da terra” foi publicado quando ele tinha 21 anos.

Depois vieram “Silêncio e palavra”, “Narciso cego”, “A lenda da rosa”, “Canto geral”,entre outros livros, ensaios e traduções.

Na década de 1960 vieram as publicações “A canção do amor armado” e “Faz escuro mas eu canto”.

Em 1975, recebeu o prêmio de poesia da Associação Paulista dos Criticos de Arte pelo livro “Poesia comprometida com a minha e a tua vida”.

Em 1978, volta ao Brasil. para sua cidade natal, Barreirinhas, no Amazonas. Em 1985, seu poema 'Estatutos do homem' foi musicado pelo compositor Cláudio Santoro.

Agora em 2021 foi lançada a  exposição virtual “Thiago de Mello 95 anos de vida, poesia e amor por Manaus” , que reúne acervos pessoais e públicos do poeta (registros fotográficos, obras, entrevistas, homenagens, versos e poemas). 

A exposição pode ser conferida no endereço: https://vidaecultura.manaus.am.gov.br/

Criado em 15/06/2021 - 14:19 - Episódio Momento Literário - Thiago de Mello

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa