Você já ouviu falar em criptoarte e blockchain? Se não ouviu ou se ouviu e não entendeu do que se trata, nós vamos tentar destrinchar essa modalidade de arte digital, que reúne músicos e artistas visuais em um novo campo de atuação.
Dois artistas consagrados no mundo das artes visuais, Monica Rizzolli e Vamoss - o Carlos de Oliveira, acabam de lançar coleções inéditas em parceria com a percussionista Lan Lanh e o pianista Claudio Dauelsberg, criadas especialmente em versão digital.
As criptoartes são obras de arte desmaterializadas, certificadas por uma nova tecnologia de autenticação que permite sua circulação, garantindo, ao mesmo tempo, sua autenticidade. As séries "Raining in the cerrado” - "Chovendo no cerrado", desenvolvida por Monica Rizzolli e pela percussionista Lan Lanh, e "Sacred masculine” - "Sagrado masculino", dos artistas Vamoss e Cláudio Dauelsberg, são experiências pioneiras na área.
O Antena MEC recebeu o galerista, curador, produtor cultural e gestor de projetos de arte e tecnologia, Byron Mendes, para uma conversa sobre as criptoartes produzidas em conjunto por artistas plásticos e músicos.
Confira a entrevista completa no player acima.