Em setembro de 2020, Isabel Rei Samartim apresentou, na Universidade de Santiago de Compostela, a tese de doutorado "A guitarra na Galiza”, com um amplo leque de informações sobre esta família de instrumentos, seu uso, intérpretes, acervos de partituras, compositoras e compositores, entre outros documentos que vão do século XII até o XIX. A partir dessa investigação, com o intuito de ampliar o repertório de música para o instrumento e de incentivar os estudos de música na Galicia, Isabel desenvolveu um livro e um disco sobre a riqueza do violão galego. Segundo os registros mais recentes, há cerca de 500 obras para violão e viola catalogadas nos acervos da Galícia.
![Guitarra Galega vol. 1, Capa de álbum de Isabel Rei Samartim/foto: divulgação Guitarra Galega vol. 1, Capa de álbum de Isabel Rei Samartim](https://imagens.ebc.com.br/zStZIK72tVFiWLEg5aw_FIqhrcQ=/365x0/smart/https://radios.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/guitarra-galega-vol-1-front_cover.jpeg)
No álbum Guitarra Galega Vol. 1, Isabel apresenta sua primeira seleção destas obras, apenas uma pequena amostra da excelência e da variedade do repertório de música galega composta para esta família de instrumentos, ao longo dos séculos.
O Antena MEC recebeu a pesquisadora e instrumentista Isabel Rei Samartim para uma conversa sobre sua investigação acadêmica, que se transformou no álbum Guitarra galega vol. 1 e no livro Guitarra galega. Breve história da viola (violão) na Galiza.
Confira a entrevista completa no player acima.