Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Literário: Diário de uma Angústia expõe experiências pessoais com doenças graves

Autores revelam os sentimentos que tiveram quando enfrentaram graves crises de saúde

Antena MEC

No AR em 24/10/2022 - 16:44

Dezoito de outubro é o Dia do Médico. A escolha da data tem origem no Cristianismo e foi escolhida em homenagem a São Lucas. Ele nasceu neste dia, no século I. São Lucas é considerado o patrono dos médicos desde o século XV. A data foi escolhida também para o lançamento do livro Diário de uma Angústia, escrito pelo médico Fernando Boigues e pelos jornalistas Mauro Ventura e Luciana Medeiros. A apresentação é de Andrew Solomon, best seller mundial na área da saúde e do comportamento com o livro O Demônio do Meio-dia.

Aliás, Andrew, na apresentação, escreve que "Freud postulou, há muito tempo: permitir que as experiências de alguém se transformem em linguagem pode aliviar os sentimentos angustiantes associados a elas". Foi o que aconteceu com os três autores desta obra. Eles tiveram experiências particulares que os levaram a múltiplos sentimentos. Os três viveram no limite com a saúde e trazem para o livro suas histórias, todos escritos durante o tratamento das doenças.

Além disso, oito profissionais de destaque na saúde dão seu depoimento no livro a respeito da comunicação de médicos, enfermeiros e psicoterapeutas com os pacientes para atenuar o sofrimento. Diário de uma Angústia é uma obra de resgate humano, dos sentimentos que habitam a mente de quem sofre com uma doença grave.

Ouça o programa no player acima.

Criado em 24/10/2022 - 16:44

Mais do programa