O Antena MEC está apresentando os autores das composições que estão na final nas categorias Música Instrumental e Musica Clássica do Festival de Música 100 anos de rádio no Brasil.
A divulgação dos vencedores acontece dia 6 de dezembro, durante a festa de premiação na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Nesta entrevista, quem apresenta sua canção finalista é Jorge Ribbas, autor de Echos 2022, que concorre ao prêmio de Melhor Música Clássica.
Ribbas tem formação em Química Industrial e também estudou Design, mas acabou enveredando pela música. A música Echos 2022 nasce de uma inquietação do compositor com as guerras e conflitos que ainda assolam a humanidade - em especial, a invasão da Ucrânia pela Rússia.
"Resolvi externar meus sentimentos por meio de uma paráfrase de uma música russa - a abertura de 1812 de Tckaisvockis -, que tratava da invasão napeolônica da Rússia. Agora, é a Rússia que invade a Ucrânia. Então, fui por este caminho: uma vez você é invadido, outra vez você invade". A música, desta forma, retrata a atualidade e o sentimento de revolta pelo sofrimento causado pela guerra.
Ouça a entrevista completa no player acima.