Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Guinga e Anna Paes são os convidados do Ao vivo entre Amigos

Show do violonista e compositor carioca e da cantora baiana, com entrada franca, acontece na Rádio MEC nesta semana

Ao Vivo entre Amigos

No AR em 11/07/2017 - 18:00

O programa Ao Vivo entre Amigos desta terça (11) recebe o grande compositor e violonista Guinga. E junto com ele, uma convidada especial: a cantora Anna Paes. Com um repertório diverso, os músicos se apresentam em formação para voz e violão e contam com a presença do público para prestigiar este show.

Guinga é carioca da zona norte do Rio de Janeiro – o bairro de Madureira –, onde nasceu em 1950. Estudou, por 5 anos, violão clássico com Jodacil Damasceno e começou a compor aos 16 anos. Acompanhou artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por músicos como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e tantos outros. Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães, Francisco Bosco, Mauro Aguiar e Luís Felipe Gama. Tem uma dezena de CDs gravados.

Em 2002, foi lançado o livro "Guinga, os mais belos acordes do subúrbio", biografia escrita pelo jornalista Mário Marques. Já em 2003, chegou às lojas seu songbook, intitulado "A música de Guinga". Seu disco Rasgando Seda, em parceria com o Quinteto Villa-Lobos, lançado pelo Selo SESC-SP em 2012, foi indicado ao Grammy na categoria Melhor Disco Instrumental do Ano-2012. Seu mais recente trabalho, "Roendopinho", vem colecionando elogiosos comentários pela crítica especializada.

Compositora, cantora, violonista e professora, Anna Paes fez sua iniciação musical na Escola de Música de Brasília, nos anos 1980 e mais tarde na Pró-Arte do Rio de Janeiro. Desde 2003 Anna Paes é professora de violão na Escola Portátil de Música, projeto de educação voltado para a capacitação e profissionalização de músicos através da linguagem do choro. Na Escola Portátil foi responsável pela criação da oficina Inéditas de Paulo César Pinheiro, voltada para o ensino e divulgação de repertório desconhecido de compositores contemporâneos, tendo como foco a obra do poeta Paulo César Pinheiro.

Como cantora, apresentou o show “Anna Paes canta Mauricio Carrilho e Paulo César Pinheiro” na programação Pauta Funarte 2009, na Sala Sidney Miller; homenagem à compositora D. Ivone Lara no Carioca da Gema com o grupo Pé de Moleque. Fez participações em shows do violonista e compositor Guinga (Teatro Municipal de Niterói, 2013; projeto Summer Bossa & Jazz Festival na Casa Julieta de Serpa, 2014; Sala Funarte Sidney Miller, no projeto Música no Capanema, 2014). Faz apresentações em casas de shows como o Bar Semente e Bottle’s Bar apresentando principalmente repertório autoral.

Em 2014, fez parte da equipe de consultores do Novo MIS, sob a curadoria de Hugo Sukman e André Weller, para produção de conteúdo e gravação de videos sobre a história da música popular brasileira para o novo Museu da Imagem e do Som que será inaugurado em Copacabana. Em 2015, em parceria com o compositor Sérgio Souto, teve a sua primeira música gravada pela cantora Nina Wirtti e pelo bandolinista Luís Barcelos, “Mandinga”, lançada no CD “Chão de caminho” e no DVD “Geração Semente”. Em 2016 lançou o seu primeiro CD, “Miragem de Inaê” (Biscoito Fino), com músicas autorais em parceria com Iara Ferreira e direção musical de Jayme Vignoli. O disco traz 10 faixas inéditas e conta com as participações especiais de Guinga, do Quarteto Maogani e da cantora Paula Santoro.

Compositor e violonista Guinga
Compositor e violonista Guinga - accosta/ Flickr/ CC BY-NC-ND 2.0

 

O programa Ao Vivo entre Amigos é transmitido pela Rádio MEC e pela internet, todas as terças-feiras, às 18h, com transmissões pela web e exibição na TV Brasil. Quem comanda a atração é João Carino.

Você é o nosso convidado para assistir o programa, ao vivo, nos nossos estúdios, no Rio de Janeiro. O endereço é Avenida Gomes Freire, 474, na Lapa, e a entrada é gratuita. Entre em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte para mais detalhes através do telefone 2117-6779 ou do e-mail ouvinte@ebc.com.br.

Criado em 10/07/2017 - 09:00 - Episódio 11/07/2017

Mais do programa