Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Armazém Cultural destaca 100 anos de Luís Antônio, compositor de "Lata D'Água"

Presidente da Portela e pesquisador de carnaval, Luis Carlos Magalhães contou que a canção foi inspirada em uma passista da agremiação

Armazém Cultural

No AR em 16/04/2021 - 14:00

Pouco lembrado, mas personagem importante da música brasileira, o compositor carioca Antônio de Pádua Vieira da Costa, conhecido por Luís Antônio, completaria 100 anos neste 16 de abril. Em muitas composições, o autor de Lata D'Água, que faleceu em 1996, falou da vida nos subúrbios do Rio, levantando questões sociais.

A parceria com Jota Jr. foi lançada pela cantora Marlene, no carnaval de 1952. Convidado especial do programa, o presidente da Portela e pesquisador de carnaval, Luis Carlos Magalhães, contou curiosidades da canção.

Ouça no player acima.

A música seria depois eternizada na voz de Elza Soares e teve como inspiração uma ex-passista da agremiação, a mineira da cidade de Diamantina Maria Mercedes Chaves. Ela foi também moradora de rua e ex-prostituta. A primeira vez em que dançou com uma lata na cabeça foi no circo, o que levou a participar do programa do Chacrinha. Hoje ela está com 86 anos e mora em São Paulo.

Luís Antônio foi também autor dos sucessos Mulher de Trinta (gravada por Miltinho), Sassaricando (com Jota Jr e Oldemar Magalhães) e Barracão (com Oldemar Magalhães), esta com destaque na voz de Elizeth Cardoso. 

O dirigente da Portela comentou também as perspectivas para o próximo desfile, em detrimento à pandemia do novo coronavírus.

Tags:  Luís Antônio

Criado em 16/04/2021 - 14:57

Mais do programa