"Alma Brasileira" é o álbum de estreia do violonista, produtor musical e professor Iuri Bittar. Na entrevista ao Armazém Cultural, o instrumentista natural de Franca, em São Paulo, comentou a responsabilidade de apresentar parte da obra de dois expoentes do choro e da música instrumental. Bittar destacou os desafios da seleção do repertório e da autorização para liberação das músicas.
Pianista e compositor, Ernesto Nazareth (1863 – 1934) nasceu no Rio de Janeiro e é considerado um dos grandes nomes do maxixe, um subgênero do choro. É o patrono da cadeira de número 28 da Academia Brasileira de Música (ABM). Atuou entre o erudito e o popular, desenvolvendo um gênero peculiar, entre a valsa e o choro, que chamava de tango brasileiro.
Por sua vez, Radamés Gnattali (1906 – 1988) era natural de Porto Alegre (RS), e segue sendo considerado um dos principais arranjadores e pianistas do país. Compôs cerca de 400 obras de concerto para diferentes formações instrumentais.
Quer saber mais? Ouça a entrevista completa, concedida ao âncora Tiago Alves, no player acima.
Armazém Cultural, a casa do músico brasileiro! De segunda a sexta-feira, em novo horário: das 15h às 18h, com reapresentação na madrugada seguinte das 3h às 6h, pela sua Rádio MEC, a primeira rádio do Brasil.